*-* Sigam-me os Bons! *-*

Contratei esta pesquisa, amore, pensando na gente! rsrsrsr

Lendo o Globo Online, olha a reportagem (quando tiver tempo!) Beijos, te amo!
 
Relacionamentos

Saudade pode provocar sintomas parecidos aos da crise de abstinência, indica estudo

Publicada em 31/07/2009 às 11h18m

O Globo
  • Média: 4,5

RIO - Ficar longe da pessoa amada pode provocar sensações semelhantes a da abstinência de drogas. Este é o resultado de um estudo feito nos Estados Unidos pela psicóloga Lisa Diamond, da Universidade de Utah, que investigou por que casais apaixonados, pais, filhos e amigos com uma ligação muito próxima se sentem mal quando estão separados.

" Tanto nas relações românticas adultas como nos relacionamentos entre pais e filhos existe um desejo de cuidar do outro, o que aumenta a resistência à separação "

No estudo, a psicóloga separou casais por uma período de até uma semana, e percebeu que a maioria dos participantes ficava mais irritado e com dificuldades para dormir, resultado da elevação de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo. Além disso, os participantes também relataram um aumento da ansiedade, de um mal-estar generalizado e do desconforto em diversas situações do cotidiano. Segundo a pesquisadora, estes sintomas são parecidos com os de viciados em drogas que estão passando por um processo de desintoxicação, só que em uma proporção menor.

Segundo Lisa Diamond, a 'dor' provocada pela saudade também é comum entre pais e filhos, apesar de a estrutura do relacionamento ser diferente do das relações amorosas. "Tanto nas relações românticas adultas como nos relacionamentos entre pais e filhos existe um desejo de cuidar do outro, o que aumenta a resistência à separação", escreve a pesquisadora. Ela nota que sofrer demais, no entanto, não é normal, e que se a saudade comçar a atrapalhar o cotidiano, é hora de procurar ajuda profissional. O estudo foi publicado na íntegra na revista "Scientific American".

Nenhum comentário:

Represente em sua cidade a marca do Grupo Boticário! Contate-me